Olá gente! Como vão?
Muitas pessoas já voltaram às aulas. Outras estão quase começando. Pensando nisso, e lembrando que muitos mudam de escola, se sentem deslocados (os tímidos, então, nem se fala), não conhecem ninguém, tem medo do que está por vir, preparei algumas dicas que podem te ajudar a seguir adiante, e lembrar disso como um novo desafio a ser vencido, um novo capítulo da vida a ser escrito.




1) se você entrou em uma escola totalmente diferente, onde não conhece ninguém:

a) Lembre que a primeira impressão é a que fica (na maioria dos casos) 
b) Seja simpática (o)
c) Seja você mesmo, use as roupas que você gosta, escolha o material que lhe agrada mais.
d) Não chegue 'chegando'. Se exibir diante de colegas novos não lhe trará benefício algum.
e) Perceba se tem alguém que provavelmente tem os mesmos gostos que você. É só ver pela roupa, pelas estampas dos cadernos, enfim...
f) Se você tem algum hábito ruim, que quer deixar para trás, agora é a hora de fazer isso acontecer. Ninguém te conhece, então não vai ter conhecimentos sobre você no começo, vai adquirindo-o conforme o ano vai passando.
g) Para os tímidos, essa é uma parte difícil, que vai exigir um pouco mais de coragem. Sabe as casuais apresentações? aquelas mesmo, que te metem mais vergonha do que você já tem, te fazem ficar paralisado no lugar, olhando pro vazio. Então, tente não fazer isso, fale o básico, mas fale. Treine em casa o que vai falar, se isso for te ajudar quando chegar a hora. Por que sempre chega. Não importa a escola, o lugar, o país...
h) Mas a parte mais difícil não é a última que eu citei. E sim essa que vou escrever agora. Quando sentar-se em um lugar na sala, lembrando sempre de sentar no lugar que sempre sentou, que te deixa mais à vontade, dê um sorriso para a pessoa que está ao seu lado e diga bom dia. Até aí, um pouco de esforço, mas nada mais. Agora vem a parte difícil. Todo mundo odeia ficar sozinho no intervalo, mesmo os mais tímidos, então, faça um esforço e peça para a pessoa se ela pode te acompanhar até a cantina, mesmo sabendo onde é. Aí aproveite  e pergunte se ela pode ficar junto contigo, por que não quer ficar sozinha. Se alguém te oferecer pra passar o intervalo junto, aceite, pelo menos você terá companhia e poderá conhecer melhor seus novos colegas. 

Espero que tenham gostado e que aproveitem! :3

2) Se você entrou numa escola totalmente diferente, onde não conhece ninguém, mas também ninguém se conhece. Ex: Institutos Federais, Faculdades e escolas de ensino médio

a) Siga os mesmos passos do nº1. 
b) Lembre que nessas escolas em que se entra no ensino médio, você é bixo, e os veteranos vão passar trotes diversos em você. Como fazer pra fugir, ou pelo menos amenizar isso?
* Ande determinado, com confiança, para não dar na cara que você é bixo. Em hipótese alguma fique olhando com admiração para tudo que está ao seu lado. Se facilitar, facilita com certeza, visite a escola antes.
* Muitos veteranos, que amam aprontar pra cima dos alunos novos, conhecidos com bixos, pedem informações para você, como por exemplo: onde é o banheiro? Muitas pessoas caem direitinho na deles e dizem que também não sabem. Se você não sabe onde é o banheiro, então imagine onde você acha que está o banheiro, tente lembrar se já passou por ele alguma vez e pareça convencido de que o lugar é aquele mesmo. 
* Não leve todo material, pois os veteranos sabem muito bem que não há necessidade de levar materiais no primeiro dia de aula. O professor não vai dar matéria no primeiro dia de aula, por mais que a escola seja superexigente. O máximo que vai ter é anotações e informações. Sugestão: leve um caderninho pequeno ou uma agenda e um estojo com poucas coisas. Nada mais do que isso.
* Bom e, por fim,  não entre se achando o máximo. Isso só faz os veteranos te odiarem e quererem te maltratar mais ainda. 
 Fora isso, tente entrar na brincadeira e se divertir um pouco com isso, por mais difícil que seja. Tinta/ovo no cabelo? é só lavar depois. Carimbos escrito BIXO, BIXO NÃO TEM DIREITO ou SOU BIXO. SOU FRACO são laváveis, não vão ficar pra sempre grudados em seu corpo. A única coisa que prejudica são coisas que ferem as pessoas de verdade, deixando rastros em sua psicologia pra vida inteira.

Então é isso, espero que tenham gostado e que aproveitem as dicas. Tentei passar o pouco que sei pra vocês!
OBS: eu também estou muito apreensiva, pois estou mudando de escola também, sei como é, mas não adianta, sempre dá frio na barriga, mas vamos lá gente! Entrando na escola nova com o pé direito e que tudo dê certo pra vocês!

Beijinhos,
Taís





0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Bem- vindos (as)!

Perdido?

Seguidores

Já vai?

Muito obrigada por visitar este blog, espero que tenha gostado! Qualquer dúvida ou sugestão, clique em "Contato" no Menu principal. :3: Créditos a Hannah Mila